A Terra

As nossas vinhas e castas

VINHA

Na Alta Estremadura, as castas tintas que estão ambientadas às condiçõesespecíficas desta sub-região são essencialmente a Baga, o Castelão e aTrincadeira, no entanto a Baga, por vezes conhecida na região sob o nome deCarrasquenha é a casta mais representativa, tendo viajado para estas paragensdesde a Bairrada, região do país onde é ainda hoje muito plantada.

Os solos argilo-calcários das vertentes expostas a Sul originamvinhos onde a acidez marcante e a forte estrutura possibilitamuma extrema aptidão para guarda dos tintos aqui produzidos,sobretudo os provenientes da casta Baga.No caso dos brancos, as castas que predominantes são a FernãoPires, a Tamarêz e a Arinto de Bucelas. Qualquer destas castaspossui forte personalidade, sendo a Tamarez e a Arintoreconhecidas como castas de excelente estrutura ácida, muitoutilizadas nos vinhos para as bases de Espumante.

A Fernão Pires é a casta branca dominante e é caracterizadapela sua precocidade e excelente potencial aromático. Vinda dasterras do Ribatejo, esta casta encontrou na Alta-Estremaduraum micro-clima que a torna mais fina e de acidez mais elevadado que é capaz na planície Ribatejana. De facto, nas encostasbem expostas da Alta-Estremadura é capaz de produzir vinhosde grande potencial e capazes de viverem alguns anos nagarrafa, devido à boa acidez e complexidade aromática que a casta aqui consegue.

Desde 1959, a aproveitar o que há de melhor
mas encostas que envolvem o Mosteiro.

Lisboa

REGIÃO

A região vitivinícola de Lisboa, é uma das mais antigas regiões vinhateiras do país, a sua origem é secular. Ao percorrer esta região somos envolvidos por paisagens rurais de extrema beleza. É composta por dez sub-regiões, sendo uma delas a Encostas d’ Aire onde nos inserimos.

Capacidade produtiva

PRODUÇÃO

A Adega Cooperativa da Batalha tem uma área de mais de 250hectares de vinha, trabalhada com toda a paixão, empenho ededicação das suas gentes, dando origem a vinhos com sabor a tradição.A Adega produz vinhos brancos, brancos leves, tintos e rosés.

A infraestrutura produtiva está dotada de equipamentos modernos e sofisticados, conjugando tecnologia de ponta e métodos tradicionais.

A equipa de enologia é dedicada e especializada, sendo liderada pelo enólogo António Ventura.