A Adega

Adega Cooperativa da Batalha

VISÃO

Desde 1959 que a Adega Coop. da Batalha, aproveita o que há de melhor nas encostas que envolvem o Mosteiro.
Mais de 500 hectares de vinha, trabalhada com toda a paixão, empenho e dedicação das suas gentes, dão origem a vinhos com “sabor a tradição”.

A Adega Coop. da Batalha, representa mais de 85% da produção vinícola do Concelho da Batalha, integrando também os concelhos vizinhos.

Encostas D'Aire

REGIÃO

A região onde se insere a Adega Coop. da Batalha, situada na Alta Estremadura, cujas paisagens diversificadas, o solo e o clima temperado influenciam grandemente a produção agrícola da região.

Esta região estende-se numa vasta área que vai desde as encostas das Serras d’Aire até ao Oceano Atlântico.

-etg0v

HISTÓRIA

Uma Cooperativa desde 1959

1959

A Adega Cooperativa da Batalha foi fundada em 1959, por um pequeno grupo de viticultores que já tinham raízes no movimento cooperativo.

DÉCADA

1960 - 1979

Em 1960 a Adega Cooperativa da Batalha adquire o terreno, dando início da sua construção. A partir deste ano a Adega não mais parou de crescer, tanto em capacidade como em número de associados.

Nas décadas de 60 e 70 a Adega procedeu à ampliação das suas instalações, desde a construção dos balões, ao armazém até a um novo sistema de engarrafamento. Deu-se um crescimento de entrega de uvas por parte dos cooperadores, quantidade essa superior à capacidade da Adega, problema resolvido superiormente pelos dirigentes da altura.

DÉCADA

1980 - 1989

Na década de 80 (1980-1989) continuamos a ampliação das instalações construindo dezasseis balões com capacidade de 250.000 litros cada. Ao longo desta década iniciou-se uma revolução na qualidade dos vinhos tintos, com a aquisição de 10 cubas de fermentação revestidas a epóxi e dotadas de auto-vinificadores.

  • A Adega nesta época já totalizava 1.500 associados.
  • A Adega exporta pela primeira vez os seus vinhos.

No final desta década foi criada a denominação de origem “Encostas d’Aire”, que passará a regulamentar e certificar os vinhos V.Q.P.R.D.

DÉCADA

1990 - 1999

Na década de 90 foi construído o edifício das actuais instalações administrativas e sociais, um novo armazém e remodelação de parte das instalações já existentes, como a recepção e vinificação da uva.

  • Lançamos o nosso V.Q.P.R.D “Encostas d’Aire”.

Nesta década estavam inscritos 2211 associados dos quais 996 entregaram uvas. No âmbito da sensibilização ambiental, Iniciou-se os estudos relativos à estação de pré-tratamento de resíduos bem como o começo das obras.

DÉCADA

2000 - 2010

Na primeira década do século XXI aumentamos o nosso nível da qualidade, de apresentação e de segurança:

  • com o reforço da capacidade de refrigeração para vinificação;
  • reforço da capacidade de fermentação controlada de tintos;
  • requalificação de pavimentos e espaços envolventes;
  • novos equipamentos e novo laboratório.
Tudo isto para elevar ainda mais a qualidade final do produto. Lançamos o vinho V.Q.P.R.”Real Batalha” que rapidamente se tornou um produto de referência a nível Nacional.
Nesta década modernizamo-nos ao nível tecnológico e da própria imagem, para responder a um mercado agressivo, a uma concorrência tanto interna como externa.

Cooperativa Histórica

MISSÃO

A Adega tem pautado desde sempre a sua actuação em função das necessidades dos seus cooperadores, nunca esquecendo a sua importância de carácter social.

Nos primeiros anos de implantação da Adega, os maiores agricultores foram os impulsionadores da cooperativa, essa força foi-se transmitindo gradualmente para os pequenos produtores, sendo hoje na nossa região a Adega o refúgio e única defesa desses pequenos produtores, que face ao actual modelo de comercialização de vinhos dificilmente conseguiam escoar o seu produto.

Ao longo dos últimos anos a Adega tem solidificado a sua posição tanto a montante como a jusante. A montante pagando as uvas atempadamente e bastante acima da média aos seus associados. A jusante, oferecendo (independentemente da gama de produto) uma qualidade
de excelência.

Conheça os nossos Vinhos

Com vinhos da Batalha
… é meia Batalha ganha!